Design Gráfico de Livros: Criação de Personagens Incríveis
Por Atuador Sênior
Quer saber o que há de mais gratificante do que inventar e desenhar seus próprios personagens? Seja para banda desenhada, ilustração infantil ou qualquer outro projeto, é essencial saber criar seus próprios personagens antes de colocá-los em cena.
A Técnica das Silhuetas
A técnica da silhueta permite rapidamente traçar diferentes perfis ou formas de personagens usando apenas um grosso marcador. Pode-se utilizar essa técnica tanto para os rostos quanto para o corpo inteiro.
Essa abordagem ajuda a chegar ao essencial na pesquisa e sugere detalhes sem se sentir pressionado pela página em branco. Uma vez que você desenhou um perfil que goste, basta criar alguns esboços relacionados às silhuetas escolhidas. Dessa forma, pode-se rapidamente extrair ideias sem se preocupar demais e a parte mais desafiadora é imaginar o que está dentro da silhueta, mesmo quando ela ajuda a reduzir o trabalho e sugerir alguns detalhes.
Etapa 1: O Universo do Projeto
Antes de começar a desenhar um personagem, é fundamental compreender o mundo que ele habita. A criação de um personagem deve refletir e se adequar ao universo em que vive. Veja a diferença de estilo entre os amigos Tof e Océ:

A criação do personagem Océ teve como base um estilo de banda desenhada com traços contornados. Já o personagem Tof foi desenvolvido usando mais apliques de cores, com sombras sugeridas e contornos pouco presentes, seguindo o chamado flat design, um estilo moderno e plano que está na moda na internet atualmente.
O flat design é adequado a dispositivos digitais e à internet atual, pois seu visual simples e limpo facilita a integração com diferentes interfaces. É um estilo moderno e que provavelmente terá boa durabilidade, tornando-se uma escolha recomendada para projetos gráficos de livros e outras mídias digitais.